Um fato interessante sobre os elefantes é este: para poder sobreviver, eles não podem cair no chão. O restante dos animais podem tropeçar e se levantar novamente. Mas um elefante está sempre em pé, até mesmo para dormir. Se algum membro da manada esbarra e cai, fica indefeso. Permance deitado sobre suas costas, prisioneiro de seu próprio peso. Ainda que o restante dos elefantes o empurrem com angústia e tentam levantá-lo novamente, normalmente não há muito o que se fazer. Com uma respiração lenta e pesada, o elefante caído morre. O restante passa a velá-lo, e então partem lentamente.
Isto foi o que aprendi com os livros sobre a natureza, mas pergunto se será só isso mesmo. Não haverá outra razão para que os elefantes não possam cair? Quem sabe eles não decidiram em fazê-lo. Não cair era a sua missão. Como o mais sábio e paciente dos animais, fizeram um pacto - imagino que tenha sido há muito tempo, quando a idade do gelo estava terminando. Movendo-se em grandes manadas através da superfície da Terra, os elefantes avistaram os pequeninos homens rondando as matas com suas lanças de pedra. "Quanto medo e raiva tem essas criaturas" pensavam os elefantes "Mas vão herdar a Terra. Somos o suficientemente sábios para ver isso. Vamos estabelecer para eles um exemplo."
Então os elefantes puseram suas cabeças cinzentas juntas e meditaram "Que tipo de exemplo poderiam ensinar ao homem?" Poderiam demonstrar que tinha mais poder que eles, coisa que era totalmente certa. Poderiam demonstrar sua raiva perante eles, coisa que era terrivelmente horrível, pode arrasar com bosques inteiros. Ou poderia levar pânico ao homens, pisoteando seus campos e cabanas.
Em momentos de frustração, os elefantes selvagens fariam todas essas coisas, porém como um grupo, pondo suas cabeças juntas, decidiram que o homem aprenderia melhor através de uma mensagem amável.
"Vamos mostrar nossa reverência pela vida" disseram. E desde esse dia, os elefantes tem sido criaturas silenciosas, pacientes, pacíficas. Eles permitem que os homens os montem, e utilizam-se deles como escravos. Permitem que as crianças riam deles com suas acrobacias no circo, exilados das grandes planíceis africanas, onde uma vez viveram como senhores.
Mas a mensagem mais importante dos elefantes é o seu movimento. Eles sabem que a vida é mover-se. Amanhecer após amanhecer, ano após ano, as manadas marcham, uma grande massa de vida que nunca cai, uma imparável força de paz.
Animais inocentes, não suspeitaram que depois de todo esse tempo, cairão com uma bala daqueles que são mais numerosos. Ficarão deitados no pó, mutilados por nossa avareza sem vergonha. Os grandes machos caem primeiro, de maneira que suas presas virem peças de joalheria barata. Então caem as fêmeas, e assim os homens conseguem seus troféus. Os filhotes correm gritando de horror ao sentir o cheiro do sangue de suas próprias mães, porém não conseguem nada contra as pistolas. Silenciosamente, sem ninguém que os ajude, morrerão também, e todos os seus ossos se tornarão brancos com o sol.
Em meio a tanta morte, os elefantes só podem se dar por vencidos. Tudo o que tem a fazer é cair no chão. Isso é o suficiente. Não necessitam de uma bala: a Natureza deu a eles a dignidade de deitar e encontrar seu descanso. Mas recordam seu antigo pacto e a promessa que nos fizeram, que é sagrada.
Assim continuam caminhando os elefantes, e com cada pisada, lançam palavras sobre o pó: "Observa, aprenda, ama. Observa, aprenda, ama." Você consegue ouví-los?
Um dia, os fantasmas de dez mil senhores das planíceis dirão: "Não os odiamos. Será que ainda não perceberam? Fomos complacentes em cair, para que vocês, queridos pequeninos, não caiam nunca mais".
Michael Jackson
Do livro: Dancing the Dream
Fonte: http://www.lacortedelreydelpop.com/dancingthedream.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário